-
Arquitetos: Alejandro D' Acosta
- Área: 714 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Yoshihiro Koitani , Francisca D’Acosta Turrent
-
Fabricantes: Dornbracht, Artemide, B&B Italia, Boffi, Flos, Foscarini, Gandia Blasco, Kashtall, Living Divani, Poliform, Porro, maninarquina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lugar
É uma colina íngreme com grande dramaticidade e beleza que convida a reflexão visual, a parte natural do seu entorno e a riqueza visual do mar à distância são elementos que poucas vezes temos a oportunidade de intervir. A cidade pode ser vista a distância e veste-se pela noite com uma infinidade de luzes contrapondo com o outro extremo, onde há somente a luz do farol da ilha de todos os santos que convida a reflexão marinha. Os barcos entram e saem do porto, a vitalidade do mar de enseada e a bruma fazem da experiência frente ao mar frio um delicioso momento.
Buscamos utilizar a topografia do lugar, enfatizar as vistas bem focalizadas como se fosse um telescópio habitável, cada espaço procura aproveitar sua própria vista ao mar, seus declives, assim como seu diálogo com o sol e as diferentes estações do ano, cada elemento vem acompanhado da extraordinária vista da baía de todos os santos.
O esquema
Desenvolve-se com três elementos retangulares principais unidos por um corredor longitudinal em dois níveis, separando assim os diferentes usos e a intimidade de cada um deles, como pequenos habitáculos independentes.
O projeto
Está determinado o uso do automóvel como motor de traslado até a parte média do terreno, assim como o raio de giro do automóvel conferirá parte da estética circular na montanha, fazendo-a mais amável com o entorno e a topografia. O círculo como esquema de traço, o motor do automóvel é quem dá ao usuário a oportunidade de viver em um lote com 30 metros de declive, em somente dois níveis (nobres) deixando os serviços com acesso direto da rua, com intimidade própria.
na planta baixa encontramos o primeiro corpo que acolhe na parte semi-pública estacionamentos com capacidade para três automóveis, um espaço para jogos e um terraço para dividir com amigos mais próximos.
O corpo central é um espaço escultórico de aceso, com um corpo de água e que concentra a vista da sala principal até a ilha de todos os santos. Pela sua localização central também contém os quartos e serviços.
O terceiro corpo possui o coração da edificação, que é uma grande cozinha e área de refeição juntas. Os três elementos estão conectados por um corredor longitudinal com remates em direção à montanha e uma piscina ou canal para nadar, estendendo a experiência visual em outras vertentes da paisagem.
No primeiro corpo da planta superior encontram-se os dormitórios dos filhos, um lugar informal, uma área de entretenimento, banheiros para cada um e um terraço.
No elemento central se dramatiza a vista no espaço, com um pé direito duplo que dá suporte a sala principal conectando-os com o corredor e a escada enquanto que no terceiro corpo encontra-se o dormitório principal com um grande closet e banheiro com terraços individuais e spa.
Os banheiros e a adega estão nos remanescentes estruturais que suportam os principais elementos.